terça-feira, 2 de setembro de 2008

SALÃO DIAMANTINA – PARQUE METALÚRGICO:

No palco principal da sétima edição do Tudo é Jazz, cada noite será uma experiência musical única. O Salão Diamantina, antigo Parque Metalúrgico, irá se transformar num campo de muitas vertentes. A abertura do festival, na quinta-feira, dia 11 de setembro, é dedicada ao jazz com sotaque francês: são artistas nascidos ou residentes naquele país. Representantes da nova geração, como o israelense Yaron Herman e o sérvio Bojan Z, também entram em cena para mostrar ao público o apuro técnico combinado com a emoção dessa antiga paixão francesa: o jazz.

Na sexta-feira, dia 12 de setembro, trios, quartetos, sextetos e big bands que vem sendo reconhecidos como grandes apostas na cena jazzística atual. São eles: The Third World Love, Kurt Rosenwinkel Trio, The Cohen´s Sextet e The Jason Lindner Big Band.

No sábado, dia 13 de setembro, a mistura de ritmos promete agradar aos mais exigentes com as presenças do contrabaixista Christian McBride, o trompetista de New Orleans Nicholas Payton, a cantora Karrin Allyson e o pianista cubano Omar Sosa.


Dia 11 de Setembro, quinta feira

Yaron Herman Trio


Dono de uma personalidade marcante, forte presença de palco e de composições musicais primorosas, o jovem israelense Yaron Herman vem despontando como um dos grandes nomes da nova geração do jazz. Yaron começou seus estudos no piano com 16 anos, tendo como método a filosofia, a matemática e a psicologia. Com apenas 19 anos mudou-se para Paris onde, dois anos mais tarde, gravou seu primeiro disco, Takes 2 to 1. Sua discografia conta ainda com mais três álbuns, Variations, Suite Elegiaque e A Time for Everything.

Com influências que vão do Jazz de Keith Jarrett, Paul Bley, Lennie Tristano e Brad Mehldau, ao Pop de Björk e Sting; Yaron vem conquistando a admiração de platéias ao redor do mundo, recebendo inclusive elogios de personalidades como Georges Avakian, produtor de Miles Davis, “Yaron é o cara!”

Em sua formação em trio, Herman fica à frente do piano, Matt Brewer no contrabaixo e Gerald Cleaver na bateria.


Bojan Z Trio

Residente em Paris e nascido em Belgrado, Bojan Z começou suas lições de piano aos cinco anos de idade. Juntamente com o guitarrista Noël Akchoté, se apresentou em quase todos os bares e clubes da capital francesa, mas só veio a ganhar visibilidade tempos depois, ao substituir o pianista do quarteto Marc Buronfosse. Por essa participação, Bonjan Z recebeu o prêmio de melhor solista pela ’Concours de la Défense’.

Em 1991, Bojan Z começou a se apresentar com nomes expressivos do Jazz Francês, como o baixista Henri Texier e o clarinetista Miche Portal, que o projetaram no cenário europeu. Com uma linguagem musical característica – mistura de um jazz elaborado com as influências folclóricas dos Balcãs, rock e músicas étnicas – Bojan tem em sua carreira seis cds gravados, sendo o último o aclamado Xenophonia, que lhe rendeu o prêmio de melhor álbum do ano na “Les victoires du jazz 2007" e que marca a primeira aventura de Bojan Z no território do rock.

Além de Bojan Z no piano, a banda conta com Thomas Bramerie no baixo e Martijn Vink na bateria.

Hadouk Trio


Hadouk Trio é formado por Didier Malherbe, Loy Ehrlich e Steve Shehan, todos multiinstrumentistas que têm como proposta a liberdade musical através da fusão de diferentes harmonias, atitudes e ritmos. Seu estilo é tão variado que nenhuma categoria musical consegue defini-lo precisamente, algo entre o jazz e a world music, um convite a descobrir um mundo com possibilidades sonoras infinitas.

A graciosidade do som do Hadouk Trio está na arte de seus músicos. Está nas flautas, saxofones, zeffs e duduks de Didier Malherbe. Nos teclados e instrumentos africanos de Loy Erlich (kora, hajou, gumbass). Nas percussões africanas, asiáticas e brasileiras de Steve Shehan. O último CD do trio, Baldamore, gravado ao vivo em Paris em 2007, ilustra bem essa mistura. Algo tão penetrante e encantador que faz você se sentir como o quarto membro do grupo.

Michel Portal

O compositor, clarinetista e saxofonista Michel Portal é um dos nomes mais ricos e representativos do jazz contemporâneo. Sua carreira é marcada pela diversidade estética e independência conceitual, sempre mesclando o jazz com a música erudita (clássica e contemporânea). Ganhador de três César Awards por suas composições para trilhas sonoras de filmes, Portal ocupa a posição única de ser um dos arquitetos do jazz europeu moderno, sendo um dos responsáveis pelo nascimento do free jazz. Além de um grande mestre, a definição possível para Portal seria a de um (re)inventor de si próprio, um homem repartido na variedade de suas produções, mas indivisível na qualidade de suas obras.

Em sua apresentação no Tudo é Jazz, Portal sobe ao palco com o pianista Bojan Z e o baixista Bruno Chevillon.


Dia 12 de Setembro, sexta-feira

The Third World Love

Formada pelo trompetista Avishai Choen – “Um improvisador nato”, The Vilage Voice - , pelo pianista Yonatan Avishai – “Um gênio puro e simples”, Hair -, pelo baixista Omer Avital (“surpreendentemente talentoso”, Entertainment Weekly) e pelo baterista Daniel Freedman – cuja “batida de bateria conserva uma autenticidade suntuosa, como se ele aprendesse tudo na rua de algum subúrbio sul-americano ou africano”, Modern Drummer - a banda The Third World Love se formou a quatro anos atrás, em Barcelona. A banda nasceu como uma harmonia musical única que resultou, até aqui, em três registros primorosos: Third World Love Songs, Avanim e.

Com três de seus membros vindos de Israel e um de Nova York (Daniel Freedman). a banda se destaca por sua singularidade ritmica, que não se prende ao cenário do jazz típico. É uma batida dançante, que mistura jazz, música oriental africana e latina. “Esta banda é um fenômeno. As canções de Sketch of Tel Aviv são eternas.” – The New York Times

Kurt Rosenwinkel Trio

Um dos mais originais e influentes artistas de sua geração, o guitarrista americano Kurt Rosenwinkel forma com Eric Revis no baixo e Obed Caivaire na bateria um trio com uma identidade bem característica. Segundo apontou o guitarrista Bill Frisell, “Existe um fluido e uma arquitetura nas linhas que ele (Rosenwinkel) toca que eu nunca ouvi ninguém mais conseguir fazer.”

Rosenwinkel nasceu na Filadélfia, mas atualmente mora em Berlim. Desde 1995, ano em que ganhou o Composer's Award from the National Endowment for the Arts, o guitarrista vem conquistando grande proeminência no mundo do jazz. É conhecido por seus improvisos e afirma ter como inspiração músicos da linhagem de John Coltrane, Keith Jarrett e Allan Holdsworth. Seu som criativo e contemporâneo o coloca entre a elite do jazz de Nova York, ao lado de nomes como Stern, Scofield, Frisell and Metheny.

The Cohen’s Sextet

O sexteto encabeçados pelos irmãos Cohen, trompetista Avishai Cohen, a clarinetista Anat Cohen – nomeada “Clarinetista do Ano”, em 2007, pela Jazz Journalists Assocition - e o saxofonista soprano de Yval Cohen, vão tonalizar o Parque Metalúrgico com um mix entre o jazz do Oriente e a sua influência latina. Acompanhados de Omer Avital no baixo – tido como um dos principais baixistas de sua geração -, Aaron Goldberg no piano e Eric Harland na bateria, a banda israelense vem se destacando na cena nova-iorquina e irá mostrar no palco do Tudo é Jazz a sua rica simbiose musical.

Formado em 2002, o sexteto possui dois álbuns em sua discografia, One e Braid, sendo este último lançado em 2007. As múltiplas influências da banda, que vão do tango argentino, passam pelo choro brasileiro e pela música cubana, comungam com o espírito do evento. Segundo Anat, “O termo ‘jazz’ está tão cosmopolita que praticamente se tornou world music.”

The Jason Lindner Big Band

O pianista tem um lugar cativo na cena de jazz nova-iorquina desde a metade da década de 90, quando o pequeno venerado Greenwich Village Club tornou-se a casa da nova geração de talentos do jazz contemporâneo. Lindner esteve á frente de um quinteto, que virou sexteto e, rapidamente, uma big band que chamou a atenção da crítica especializada sobre a qualidade de seu trabalho. “Uma das mais impressionantes big bands que surgiu nos últimos anos...”, declarou a Jazz Times Magazine. “Depois de nove gloriosas faixas, todos ficam iluminados”, descreveu Michael West, da Downbeat Magazine sobre a performance. “Este cara (Lindner) está emocionando o cenário do jazz”, elogia a Keyboard Magazine.

Jason Lindner cresceu no bairro do Brooklyn e começou a tocar piano “de ouvido” ainda criança. Ao observar o talento precoce, os pais o matricularam num curso para aprender o instrumento aos sete anos. Mais tarde, Jason Linder teve a oportunidade de aprender algumas técnicas de grandes mestres: Barry Harris e Chris Anderson. O artista que convive com instrumentistas de lugares tão distintos como Chile e Israel é favorável ao intercâmbio musical. “Nenhuma música é mais importante que outra”, comenta Lindner que participa de diversos projetos em nome da arte. São 33 discos na bagagem, dos quais cinco junto com sua big band.


Dia 13 de Setembro, sábado

Karrin Allyson & Band

Dona de uma voz marcante e característica, Karrin Allyson é tida como uma das cantoras de jazz mais expressivas surgidas nos anos 90. Nascida em Nebraska, nos Estados Unidos, iniciou suas aulas de piano ainda quando criança e durante anos foi a vocalista numa banda de rock chamada Tomboy. Graças aos seus companheiros de banda, Allyson começou a ter contato com o jazz e se apaixonou pelo ritmo das músicas cantadas por Nancy Wilson, Cannonball Adderley, Carmen Mcrae, Billie Holiday, Dinah Washington, Bill Evans e Thelonious Monk.

Por sua versatilidade e habilidade ao cantar canções em diferentes entonações e ritmos, Allyson foi comparada a Ella Fitzgerald. Além disso, gravou álbum em francês e português [From Paris to Rio], no qual cantou samba e bossa nova. Recebeu três indicações ao Grammy, sendo duas pelo álbum Ballads: Remembering John Coltrane. Sua linda e ressonante voz alia-se ao pleno domínio do palco – costuma se apresentar descalça –, somatório ideal para apresentar aos espectadores do Tudo é Jazz seu mais novo álbum, Imagina – Songs of Brasil, totalmente dedicado à música brasileira. Neste trabalho, Karrin Allyson reúne canções já conhecidas por aqui, como A Felicidade, Desafinado, Pra Dizer Adeus, Estrada Branca e Correnteza. Para a artista, trata-se de “uma combinação de canções inesquecíveis, ricas harmonias e ritmo contagiante”. Além dos vocais de Allyson, a banda conta ainda com a participação de Todd Strait na bateria, Rod Fleeman na guitarra e Ed Howard no baixo.

Nicholas Payton & Band

O trompetista Nicholas Payton nasceu em New Orleans em 1973. Em seu repertório, combina referências tradicionais com o hard bop, a musicalidade dos Young Lions, hip-hop, eletrônica, rock e pop.

Payton começou a tocar aos quatro anos num trompete miniatura presenteado pelo pai, o baixista Walter Payton. Aos dez, ele já participava dos ensaios e logo cursava a NOCCA (New Orleans Center for Creative Arts), da família Marsalis. E foi ninguém menos que Wynton Marsalis quem deu a primeira chance profissional ao trompetista, que tinha 16 anos, recomendando-o ao pianista Marcus Roberts, em New York. Um ano depois, ele participava de um tributo a Louis Armstrong ao lado de estrelas como Dizzy Gillespie.

A estréia em álbum foi em 1994, com From this moment e, no ano seguinte, Gumbo nouveau, mas seu mais recente disco, Into the Blue, é o que talvez guarde um valor especial para Payton. Além de marcar suas novas experimentações musicais, é seu primeiro trabalho após um acidente de carro sofrido em 2006, no qual haviam rumores de que Payton nunca mais seria capaz de tocar trompete. Os demais trabalhos do artista são: With Christian McBride, Mark Whitfield Fingerpainting: The Music Of Herbie Hancock (Verve 1997), Doc Cheatham And Nicholas Payton (Verve 1997), Payton's Place (Verve 1997), Nick@Night (Verve 1999), With Lew Soloff, Tom Harrell, Eddie Henderson Trumpet Legacy (Milestone 1999) e Dear Louis (Verve 2001). No Tudo é Jazz Nicholas estará acompanhado de Marcus Gilmore (bateria), Vincent Archer (baixo), Daniel Sadowinick (percussão) e Kevin Hays (piano/teclado).

Omar Sosa


Omar Sosa é um dos mais versáteis artistas de jazz da cena contemporânea: compositor, arranjador, produtor, pianista e percussionista. Ele funde de forma ampla world music e elementos eletrônicos a sonoridades nativas de suas raízes afro-cubanas e o jazz, criando uma sonoridade urbana e original. No palco, Sosa é um frontman extremamente carismático que inspira sua banda às mais criativas e dinâmicas improvisações.

O último disco de Sosa, lançado pela Otá Records, intitulado Mulatos conta com a participação do mestre Paquito D'Rivera na clarineta. O álbum recebeu recentemente a indicação de Disco de Latin Jazz do Ano pela associação de jornalistas NYC-based Jazz Journalists Association. Com 15 álbuns no currículo, o pianista já foi indicado para o Grammy e venceu importantes premiações como o da Rádio BBC e o Goldie Awards. No palco do festival, reunirá Childo Tomas, de Moçambique (baixo), Molla Sylla, do Senegal (vocais) e Marquee Gilmore (bateria), dos Estados Unidos.

Christian McBride

O domínio da composição, os arranjos e a improvisação são algumas das principais características Christian McBride. Vencedor do Grammy, McBride iniciou sua carreira em 1989, na Filadélfia, onde teve sua carreira diretamente influenciada por seu pai, Lee Smith, e seu tio, Howard Cooper – ambos exímios baixistas.

Sendo considerado um dos melhores baixistas surgido entre os “young lions” da década passada, McBride já dividiu palco com grandes nomes do jazz, como Freddie Hubbard, Joe Henderson, McCoy Tyner e Diana Krall, além de ícones do pop, soul e da música clássica, como Kathleen Battle, Carly Simon, Sting, and James Brown. “

Além de McBreide no baixo, formação de sua banda conta com Steve Wilson no sax, Eric Reed no piano, Carl Allen na bateria e Warren Wolf no teclados e sintetizadores. Segundo o escritor Alan Leeds “A banda de Christian McBride é um dos sons mais intoxicantes e imprevisíveis da cena musical de hoje”.



FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE OURO PRETO - TUDO É JAZZ
ONDE: OURO PRETO – MINAS GERAIS
QUANDO: DE 11 A 14 DE SETEMBRO (QUINTA A SEXTA-FEIRA)
INGRESSOS À VENDA A PARTIR DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2008
VALORES DOS INGRESSOS PARA PARQUE METALÚRGICO (PALCO PRINCIPAL – 4 ATRAÇÕES POR DIA)
MEIA ENTRADA: R$80,00 POR DIA
INTEIRA: R$160,00 POR DIA
PASSAPORTE PARA OS 3 DIAS
MEIA ENTRADA: R$190,00
INTEIRA: R$380,00
AGÊNCIA OFICIAL DE TURISMO DO FESTIVAL:
ELLO TURISMO
AV. GETÚLIO VARGAS, 874 CONJ. 1106
SAVASSI – 30112-020 – BELO HORIZONTE – MG
FONE: (31) 2129-0029 / FAX: (31) 3262-2928
PAULO@ELLOTURISMO.COM.BR
MAIS INFORMAÇÕES: www.tudoejazz.com.br

Nenhum comentário: