sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MENOTE CORDEIRO RETRATA EM SEU TRABALHO PROFÍCUA UNIÃO ENTRE ARTE E DESIGN

Uso da arte na publicidade também é característica marcante do artista

Menote Cordeiro usa de sua inspiração para unir intervenções digitais e artes plásticas, o que tem resultado em belos trabalhos de artes visuais. O artista tem longo histórico de envolvimento com projetos culturais, dentre eles trabalhos para o Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto, Festival da Vida em Mariana, Mostra de Cinema de Tiradentes, Secretaria de Estado de Turismo, projetos de Ações Integradas de Meio Ambiente do Governo do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal, sob chancela da UNESCO, em parceria com a GreenCross, Rede Nacional de Paleontologia e ainda neste ano o Diálogos da Terra, evento que será realizado pela primeira vez no Brasil - Belo Horizonte foi escolhida cidade sede - e irá reunir autoridades de várias parte do mundo.
Para Menote, a união entre arte e design é uma feliz combinação que tem chamado a atenção nas telas de Menote. A vivacidade presente em seus quadros é conquistada com o uso eficaz de muitas cores, o que para o artista é reflexo da sua busca pelo otimismo. A coesão dos detalhes contidos em seus trabalhos também é resultado da grande preocupação que Menote tem no ato da composição de seus temas.
As telas de Menote têm conquistado grandes admiradores. O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, recebeu tela do artista como presente da Câmara dos Deputados e do Governo de Minas Gerais. Bertrand Charrier, governador do Conselho Mundial de Águas, também foi agraciado com outra tela de Menote Cordeiro. Até a grande Rita Lee possui um de seus painéis. Os trabalhos de Menote foram expostos em Brasília e Rio de Janeiro no lançamento do projeto Eu Faço Cultura, uma iniciativa da FENAE. Atualmente, dois de seus quadros estão expostos na Casa Cor 2008 em Belo Horizonte.
Nesta sétima edição do Tudo é Jazz, Menote vai a Ouro Preto para prestigiar o evento, considerado pelos críticos como maior evento do gênero em todo o Brasil. Como o homenageado desta edição é o grande Milton Nascimento, Menote dedicou-se a intensa pesquisa sobre a vida de Bituca e sua cidade natal, Três Pontas. O resultado pode ser visto no material gráfico do evento, indispensável durante as ricas apresentações jazzísticas que irão ganhar as ladeiras de Ouro Preto. Para completar a homenagem em grande estilo, Menote entrega um de seus painéis nas mãos de Bituca.
A óbvia conseqüência do trabalho de Menote ganhar o espaço das galerias de arte já começou seu caminho. Tudo isso é reflexo da curiosidade gerada pela intensidade em torno de suas telas.

Um comentário:

Unknown disse...

Conheco o Menote! Eh meu amigo!
Sua arte eh sublime...