quarta-feira, 3 de setembro de 2008

BIENAL DE GRAFFITI TAMBÉM É EDUCATIVA

Durante a última semana a I Bienal Internacional de Graffiti tem atraído um número bastante expressivo de estudantes e escolas para a Serraria Souza Pinto. Ao todo até o dia 07 de setembro passarão pelas galerias da Bienal 37 escolas e instituições de ensino, levando um total de 1750 crianças e 70 professores em 35 horários diferentes. "Superou nossas expectativas, tivemos muitos mais escolas presentes na Bienal que as agendadas. Foi uma experiência excelente. O público era muito diversificado, Escolas Estaduais, Municipais, Projetos Sociais, instituições privadas de ensino, crianças e jovens, todos muito interessados pela arte do graffiti." Comenta Ione Amaral, responsável pela coordenação do módulo educativo da Bienal.

Inspiradas por tamanha procura e também no poder social que o graffiti possui a Bienal se uniu ao projeto Escola Integrada, da Secretaria Municipal de Educação através do Escola Convida, onde serão feitas ações em 5 diferentes escolas da capital mineira nos próximos dias. Parceiro da Bienal, o projeto Escola Integrada, origina a inclusão social através de agentes culturais que promovem atividades artísticas com os alunos das escolas municipais de Belo Horizonte após os horários das aulas.

No projeto Escola Convida, cada instituição convoca um artista participante da Bienal para fazer uma intervenção em conjunto com os alunos em seus muros. Além dos grafiteiros Deco, Gud e Raison, que já atuam nas escolas como agentes culturais, alguns artistas foram convidados especialmente pela escola participante, como o caso do Gton. Os agentes culturais Almir e Ana vieram de Campinas, onde atuam com crianças e adolescentes para o esclarecimento quanto à DSTs, especialmente para acompanhar a Bienal e vão atuar nas Escolas São Rafael e Milton Sales. Lá apos uma sessão de vídeo e mesa redonda entre alunos, educadores e grafiteiros será promovida uma oficina com os participantes que resultará em ação no muro das escolas.

Quinta-feira - 04/09

Escola Municipal São Rafael
Rua Coronel Otávio Diniz, s/n, Pompéia
Agentes: Almir e Ana

Escola Municipal Padre Guilherme Peters
Rua Coronel Jorge Dário, s/n, Novo São Lucas
Agentes: Deco e Gud

Escola Municipal Hugo Werneck
Rua Oscar Trombowisk, nº 1372, Bairro São Jorge
Agente: Raison

Escola Municipal Milton Sales
Rua Teófilo Filho, nº 222, Bairro Jardim América
Agente: Gton

Sexta-feira - 05/09

Escola Municipal Aurélio Piris
Rua Barrinha, nº171, Bairro Liberdade
Agentes: Almir e Ana


1ª BIENAL INTERNACIONAL DE GRAFFITI DE BELO HORIZONTE
30 DE AGOSTO A 7 DE SETEMBRO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 09H00 ÀS 24H00
SERRARIA SOUZA PINTO
AV. ASSIS CHATEAUBRIAND, 809, FLORESTA
ENTRADA FRANCA
WWW.BIGBH.COM.BR

Um comentário:

Unknown disse...

procuro um sit para com prar spray meu nome é jorge