terça-feira, 23 de setembro de 2008

MINEIRA RESIDENTE EM SÃO PAULO, MÁRCIA XAVIER TRAZ A BH SUA MAIS RECENTE EXPOSIÇÃO

Galeria Carminha Macedo recebe “Transborda”, série de trabalhos da artista que se debruçam sobre os limites da imagem, da luz e do tempo

Vídeos, fotografias, objetos e instalação. A inquietude da artista plástica Marcia Xavier é traduzida na exposição que chega em Belo Horizonte. Seu trabalho, conhecido pela abordagem sobre imagem e fotografia, poderá ser conferido na Galeria Carminha Macedo, entre os dia 27 de Setembro e 28 de Outubro.

Se antes Márcia Xavier já havia trabalhado a fotografia utilizando-se de espelhos, binóculos e lunetas, dessa vez a artista usa água, vidro e plástico para ampliar as possibilidades do casamento entre imagem e luz. Outra característica dessa série de Márcia Xavier é a reflexão sobre a passagem do tempo.

TRANSBORDA, por Marcia Xavier

Venho trabalhando ao longo dos últimos sete anos com espelhos, construindo aparelhos ópticos como binóculos, lunetas, telescópios e monóculos, híbridos de escultura e cinema. O mundo distorcido, como em um caleidoscópio, onde a imagem refletida no espelho se move, dissolve e se multiplica enquanto andamos, produzindo uma sensação de vertigem. Há um ano, experimentei usar água no lugar do espelho. Construí uma escultura, OLHO D ‘ÁGUA, uma lente gigante suspensa. A água fica acumulada em uma lona de plástico cristal, presa em um anel, formando uma bolha-lente, sustentados por três pés. O céu, as nuvens, os prédios, árvores, aviões e fios de eletricidade...se deformam como numa visão de olhos cheios de lágrima.

Distorcendo a realidade com a água, a escultura foi montada em praças públicas de duas cidades, Curitiba e Foz do Iguaçu. Para minha individual do ano passado, na Casa Triângulo, instalei, na fachada interna da galeria, 600 garrafas pet de dois litros cheias de água, empilhadas em prateleiras de vidro, formando uma grande conjunto de lentes. Diferente da água acumulada na horizontal do OLHO D’ÁGUA, essa instalação acumulava a água na vertical. Foram duas toneladas de água.

O registro dessa instalação, virou uma série de quatro fotos, com momentos de luz diferentes, que chamei de 4OLHOS. Este trabalho faz parte do grupo de fotografias que vou mostrar na exposição de Belo Horizonte. 4OLHOS e OLHOOLHO são ampliações em metacrilato. O registro destas imagens foi feito pelo fotógrafo Fernando Lazlo. A outra fotografia é um registro, feito por mim, do OLHO D’ÁGUA em Foz do Iguaçu. OLHOFOZ tem o mesmo tamanho da escultura, três metro de altura.

Foram feitos dois vídeos para a exposição. O primeiro em parceria com a artista Letícia Ramos, filmando durante 24 horas, time lapse, a instalação de garrafas pet na Casa Triângulo. VAGALUME, feito em parceria com a artista plástica Letíca Ramos, mostra a mudança de luz com o passar do dia para noite. Contrariando a escala do ambiente filmado (6 metros de pé direito) o vídeo é mostrado em um DVD player pequeno.

ÁGUA VIVA mostra várias águas vivas se movimentando em tempo real, projetadas na parede da Galeria. A imagem nos dá uma sensação tridimensional do espaço. Construí também três caixas de vidro, com tamanhos e imagens diferentes para serem vistas através da água, armazenada em garrafas e tubos de ensaio. Um sanduíche de água, imagem e luz. As fotos mostram o mar, um detalhe do edifício do Niemeyer que fica na praça da Liberdade e uma imagem aérea da cidade de Belo Horizonte. Mostrarei também uma instalação com água, feita especialmente para o espaço da Galeria Carminha Macedo. 30 globos de vidro cortados em alturas diferentes e cheios de água até o limite de suas bordas, vão ser colocados na altura dos olhos, entre os outros trabalhos da exposição. A instabilidade do chão vai produzir pequenas ondas na água que podem fazê-la transbordar ou não. A idéia é testar este limite e produzir uma visão particular da exposição.


EXPOSIÇÃO TRANSBORDA, DE MARCIA XAVIER
ABERTURA SÁBADO, DIA 27 DE SETEMBRO, DAS 11H ÀS 15H
GALERIA CARMINHA MACEDO
RUA BERNARDO GUIMARÃES, 1.200 – FUNCIONÁRIOS –
BELO HORIZONTE
TELEFONE: (31)3226.3712. DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 10H ÀS 19H E AOS SÁBADOS: DAS 10H ÀS 14H
ATÉ 28 DE OUTUBRO
CONTATO@CARMINHAMACEDO.COM.BR

Nenhum comentário: