terça-feira, 2 de setembro de 2008

MILTON NASCIMENTO - A CANÇÃO AMIGA – POR TÚLIO MOURÃO*

Artistas da estatura de Milton Nascimento não têm a menor chance de serem retribuídos na dimensão de seu significado e generosidade, sequer de perceberem a profundidade de sua marca na comunidade .

Tire de nossas vidas a trilha sonora que nos colore de alegria, afeto e esperança e estaremos sentenciados a uma cotidiana e melancólica mediocridade.

Por outro lado, a arte está cada vez mais só no incompreendido, e tremendo desafio de revelar significado para nossas vidas.

Uma canção não apenas clama por um mundo mais justo, humano e fraterno. Uma canção nos traduz para nós mesmos - e nossos semelhantes - e estamos no limiar de reconhecer que a matéria de nossa realidade é feita de nossos sonhos, pensamentos e sentimentos.

Quem mais faria por mim como a canção que me ampara e me ergue acima de meus medos?

Milton Nascimento, entre mil alegrias, renova a preciosa e confortadora crença de que a beleza do canto é expressão da grandeza da alma.

Entre outras tantas confessadas dívidas que lhe tenho, talvez seja esta a mais impagável: eu lhe devo amigos. Se não vejamos: tanto tempo depois de tê-lo conhecido, meus grandes amigos são amigos do Bituca. E os novos amigos tambem!

O que explicaria seu incrível faro para conhecer gente boa?

O poeta procurava por uma canção que “fizesse acordar os homens e adormecer as crianças”… Nosso tributo a Milton Nascimento se cumpriria plenamente, se pudesse de alguma forma dizer, Bituca é a própria canção amiga!

* Túlio Mourão é mineiro de Divinópolis. Maestro, pianista, compositor, arranjador, pesquisador musical, é curador do Tudo é Jazz e subirá ao palco do festival como convidado de Renato Borghetti Quarteto (Largo do Rosário, dia 12 de setembro) e fará parte da Homenagem a Milton Nascimento (Praça Tiradentes, dia 14 de setembro).


TUDO É JAZZ – ANO 7
HOMENAGEM A MILTON NASCIMENTO
PRAÇA TIRADENTES, DOMINGO, DIA 14 DE SETEMBRO
10H30 – CORTEJO DA RAÇA – IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA: RAUL BELÉM MACHADO. PRODUÇÃO EXECUTIVA: CLÁUDIA MALTA
17H30 CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS. REGÊNCIA: MAESTRO SÍLVIO VIEGAS. DIREÇÃO MUSICAL: MAESTRO TÚLIO MOURÃO. ARRANJOS: WAGNER TISO, NELSON AYRES, TÚLIO MOURÃO, GIL JARDIM, MAURO RODRIGUES. PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DE ROGÉRIO FLAUSINO, MARINA MACHADO, KADU VIANNA, JÚLIA RIBAS, PEDRO MORAES, GRUPO AMARANTO, RENATO BORGHETTI. INSTRUMENTISTAS: TÚLIO MOURÃO (PIANO), RENATO SALDANHA (GUITARRA), GILVAN DE OLIVEIRA (VIOLÃO), PABLO SOUZA (BAIXO), EDVALDO ILZO (BATERIA), CLÉBER ALVES (SAX)
18H30 – MILTON NASCIMENTO & BANDA E WAYNE SHORTER & RON CARTER.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
MAIS INFORMAÇÕES: www.tudoejazz.com.br

Nenhum comentário: