segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ESTILO HARMONIZA MADEIRA DE LEI E PEDRAS BRUTAS NOS ANÉIS E PINGENTES RUDÁ


Na mitologia tupi, Rudá é o deus do amor. Representa a busca pela completude e recebe os pedidos de conquista e fidelidade amorosa. Dessa simbologia surgem as formas dos anéis e pingentes Rudá, cuidadosamente criados pela designer Janice Perez.
Formada em Comunicação Visual pela UEMG, Janice trabalhou por mais de vinte anos como desenhista de calçados, desenvolveu projetos para marcas famosas e realizou desfiles e exposições.
A partir de pesquisas sobre a utilização de materiais ecologicamente corretos, a designer chegou às formas orgânicas de madeira e pedra das peças Rudá. “Minha maior preocupação é compensar o peso da madeira pela forma leve e anatômica dos anéis e pingentes e, assim, obter uma peça única que una conceito e conforto, em um equilíbrio de cores e curvas”, explica Janice.
Os anéis Rudá são esculpidos a partir de um bloco único de madeira, tendo como ponto de partida o desenho da pedra em estado bruto e o formato dos dedos femininos. A delicadeza do trabalho consiste em fazer com que o anel envolva os dedos, de maneira orgânica e confortável. Partindo do mesmo ponto, os pingentes buscam uma concepção entre o lírico e o exótico.
As peças Rudá são obras de arte esculpidas para que o estilo de quem as use fique evidente já no primeiro olhar. Atitude, respeito ao meio ambiente e aos caprichos do tempo são alguns dos conceitos que elas carregam.

Ecologicamente correto
Os anéis e pingentes Rudá são esculpidos a partir de madeiras nobres, como jacarandá, pau-brasil, pau-ferro e jatobá. O material utilizado é uma preocupação constante. “Buscamos fornecedores que se preocupam com a sustentabilidade. “As madeiras vêm de imóveis demolidos”, explica Janice Perez.
O cuidado com os detalhes permeia todo o processo. “A madeira é esculpida a partir do formato da pedra: é como se a pedra bruta conduzisse a uma determinada forma. A partir daí, começo a criar o anel, que precisa ser milimetricamente calculado para que vista bem e mantenha a harmonia”, declara a designer.
Moldadas e coloridas pela natureza, as pedras utilizadas vêm de vários países, como Índia, México, EUA, Cazaquistão, Rússia, Espanha, China, França e, claro, do Brasil. Ao todo, são mais de 45 tipos de pedra.
Cada anel é acompanhado por um tag que explica o que é a mitologia de Rudá e como os anéis e pingentes foram criados a partir dessa simbologia. Nele consta também o nome da madeira e da pedra utilizada, sua origem e os cuidados que se deve ter com as peças.
Os anéis e pingentes Rudá estão à venda na loja do estilista Ronaldo Fraga e no Sagrado Maison, em Belo Horizonte.

ANÉIS E PINGENTES RUDÁ DA DESIGNER JANICE PEREZ DIAS
SAGRADO MAISON
RUA SANTA CATARINA, 1481, LOURDES, BH
TELEFONE: (31) 3291-0082 / (31) 3291-8561
EMAIL: RUDA@ANEISRUDA.COM.BR
WWW.ANEISRUDA.COM.BR

Nenhum comentário: