terça-feira, 26 de agosto de 2008

A SÉTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE OURO PRETO TRAZ O MELHOR DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL

Homenagem a Milton Nascimento reúne Wayne Shorter e Ron Carter

27 shows com 200 artistas das Américas, Europa e África

Entre 11 e 14 de setembro em três palcos, praças e ruas da cidade histórica


O melhor festival de jazz que é realizado no Brasil é também o mais charmoso e diversificado: o Tudo É Jazz - Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto 2008 será ainda o mais ousado de todos, levando à histórica cidade mineira as novas estrelas da música contemporânea internacional.

Em quatro dias, entre 11 e 14 de setembro, Ouro Preto será a capital mundial do jazz, com mais de 200 músicos de diversas nacionalidades se apresentando em 27 shows pela cidade: entre eles, a sala de espetáculos montada no Parque Metalúrgico e a Praça Tiradentes, o Largo do Rosário e diversas ruas que recebem apresentações gratuitas e ao ar livre.

A sétima edição do Tudo É Jazz homenageia Milton Nascimento, cantor e compositor que não é só uma jóia da música brasileira, como também é celebrado mundialmente por jazzistas do porte de Ron Carter e Wayne Shorter, que farão parte da superbanda que tocará com Milton no concerto de encerramento do Festival.

E tem mais: entre os eventos paralelos, a mesa redonda “Bossa Nova e Jazz: uma delicada dependência”, com jornalistas brasileiros e americanos; a oficina “Jazz & Cinema – Cinema & Jazz” e shows de músicos mineiros por toda a cidade.

O Tudo É Jazz trabalha em prol de uma Ouro Preto melhor, mais segura e organizada. A direção do evento acredita que sua realização contribuirá para isto trazendo para a cidade turistas que, além de se divertirem, respeitarão um patrimônio mundial.

Tudo É Jazz leva a Ouro Preto artistas das Américas, Europa e África

No palco principal, no antigo Parque Metalúrgico, cada noite será dedicada a um tipo de jazz. A abertura do festival, na quinta-feira, dia 11 de setembro, será dedicada ao jazz francês, por artistas nascidos ou residentes na França. Representantes da nova geração, como o israelense Yaron Herman e o iugoslavo Bojan Z., além de nomes mais consagrados, embora não menos inventivos como Michel Portal e o Hadouk Trio subirão ao palco principal e mostrarão ao público a diversidade e boa qualidade dessa antiga paixão francesa: o jazz.
Na sexta-feira, dia 12 de setembro, os grupos estão relacionados à nova safra de talentos jazzísticos. São eles: Avishai Cohen, Yonatan Avishai, Omer Avital, Daniel Freedman e o trio do guitarrista Kurt Rosenwinkel.
No sábado, dia 13 de setembro, nada melhor que o bom jazz americano, com as presenças dos grupos comandados pelo contrabaixista Christian McBride, pelo trompetista de New Orleans Nicholas Payton e pela cantora Karrin Allyson. E, para encerrar a noite no melhor estilo, o jazz latino do pianista cubano Omar Sosa.
No domingo, dia 14 de setembro, o Tudo É Jazz 2008 encerra em grande estilo com show em homenagem a Milton Nascimento, com participações de Wayne Shorter e Ron Carter.

A trajetória

Em seus sete anos de existência, o festival Tudo É Jazz vem promovendo diversas ações sociais e de desenvolvimento de cidadania.

Formar público para a música de qualidade e dar aos artistas mineiros a oportunidade de participar de um evento de porte internacional, além de promover um intercâmbio com festivais da Europa, como o de Úmbria, na Itália; o de Rotterdan, na Holanda; e o de Nice, na França; são os principais objetivos do evento. Na edição deste ano, rádios FM de jazz da França, New Orleans (EUA), NY e Toronto (Canadá) enviarão equipes para transmitir as ações do festival ao vivo para todo o mundo.
Não é por acaso que a marca Tudo É Jazz tem sido usado para designar uma grande variedade de estilos. Enquanto alguns entusiastas de certos tipos de jazz têm colocado definições menos amplas, os próprios jazzistas são muitas vezes relutantes quanto à definição da música. Andrew Gilbert diz que “o jazz tem a habilidade de absorver e transformar influências dos mais diversos estilos musicais”.

WWW.TUDOEJAZZ.COM.BR

PROGRAMAÇÃO TUDO É JAZZ 2008:


I - Parque Metalúrgico

Quinta-Feira - 11 de setembro
19h - Yaron Herman Trio {Yaron Herman (piano), Matt Brewer (contrabaixo), Gerald Cleaver (bateria)
20h30 - Bojan Z Trio {Bojan Zulfikarpasic (piano e Fender Rhodes), Thomas Bramerie (contrabaixo). Martijn Vink (bateria)
22h - Hadouk Trio {Didier Malherbe (doudouk, flautas, ocarina, sax-soprano, khen), Loy Ehrlich (hajouj, kora, sanza, gumbass, teclados), Steve Shehan-Mouflier (percussão)}
24h - Michel Portal (sopros, bandoneon), Bojan Z (piano), Bruno Chevillon (baixo)

Sexta-Feira - 12 de setembro
19h - The Third World Love {Avishai Cohen (trompete), Yonatan Avishai (piano), Omer Avital (baixo), Daniel Freedman (bateria)}
20h30 - Kurt Rosenwinkel Trio {Kurt Rosenwinkel (guitarra), Eric Revis (baixo), Obed Caivaire (bateria)}
22h - The Cohen´s Sextet {Avishai Cohen, Anat e Yval Cohen com Omer Avital (baixo), Aaron Goldberg (piano), Eric Harland (bateria)}
24h - Jason Lindner Big Band {Jason Lindner (piano, teclados eletrônicos), Omer Avital (cotrabaixo), Eric McPherson (bateria), Miguel Zenon (sax alto), Jay Collins (saxes, flauta), Anat Cohen (sax tenor e clarinete), Chris Karlic (sax barítono, clarinete baixo), Duane Eubanks (trompa); Avishai Cohen (trompa), Joe Fiedler (trombone), Dana Leong (trombone), Rafi Malkiel (trombone)

Sábado - 13 de setembro
19h00 - Karrin Allyson Band {Karrin Allyson (vocal), Todd Strait (bateria), Rod Fleeman (guitarra), Ed Howard (baixo)}
20h30 - Nicholas Payton (New Orleans) & Band {Nicholas Payton (trompete), Marcus Gilmore (bateria), Vicente Archer (baixo), Daniel Sadownick (percussão), Kevin Hays (piano/teclado)}
22h - Omar Sosa (piano), Childo Tomas (baixos), Mola Sylla (vocais), Marque Gilmore (bateria) 24h - Christian McBride Band {Christian McBride (baixos), Eric Reed (piano), Carl Allen (bateria), Steve Wilson (sax), Warren Wolf (piano/teclado)}

II - Palco Largo do Rosário (shows gratuitos)

Quinta-feira - 11 de setembro
17h - Maria Bragança Quarteto
18h30 – Rodica Blues e Sérgio Pererê: “Rosário de Peixes”
20h - Dudu Lima Trio
21h30 - BH Gypsy Jazz {Rodolfo Padilla (violino), Nívea Raf (violão semiacústico e voz), Marcella Maranhão (contrabaixo), Marcelo Lopes (guitarra semiacústica), Geovane Paiva (violão semiacústico)}

Sexta-feira - 12 de setembro
17h – Mola Sylla (Senegal) & Maurício Tizumba (Brasil)
18h30 – The Kholwa Brothers (África do Sul)
20h00 – Renato Borghetti Quarteto. Convidado especial: Túlio Mourão
21h30 - Spok Frevo Orquestra (Recife). Convidado: Genaro (Recife)

Sábado - 13 de setembro
17h00 – Donald Harrison Jr.as The Big Chief of The Congo Nation (New Orleans)
18h30 - Free Agents Brass Band (New Orleans) 20h00 - Charmaine Neville (New Orleans) 21h30 - Creole Zydeco Farmers (New Orleans). Homenagem a Milton Nascimento

III – Programação Especial (gratuito)

Russo Jazz Band (de 12 a 14 de setembro, às 11h e às 16h pelas ruas de Ouro Preto)

Domingo – 14 de setembro
10h30:
“Cortejo da Raça”, trajeto: da Praça Tiradentes à Igreja do Rosário
“Dia de Nascimento” - Homenagem a Milton Nascimento
Local: Praça Tiradentes

17h: Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Regência: Maestro Silvio Viegas
Arranjos: Wagner Tiso, Nelson Ayres, Túlio Mourão, Gil Jardim e Mauro Rodrigues

Participações:
Rogério Flausino, Marina Machado, Kadu Vianna, Júlia Ribas, Pedro Morais e Grupo Amaranto

Instrumentistas:
Túlio Mourão (piano), Renato Saldanha (guitarra), Gilvan Oliveira (violão), Enéias Xavier (baixo acústico), Edvaldo Ilzo (bateria), Cleber Alves (sax tenor e soprano)

Repertório:
* Milagre dos Peixes – Suite (Milton Nascimento/Fernando Brant) – Orquestra
* “Idolatrada” – Suite (Milton Nascimento/Fernando Brant) – Orquestra
* “Fé Cega Faca Amolada” (Milton Nascimento/Fernando Brant) Orquestra
* “Raça” (Milton Nascimento/Fernando Brant) – Júlia Ribas e Orquestra
* “Tudo Que Você Podia Ser” (Lô Borges e Márcio Borges) – Pedro Morais e Orquestra
* “Nuvem Cigana” (Lô Borges e Ronaldo Bastos) – Rogério Flausino e Orquestra
* “Paula e Bebeto” (Milton Nascimento e Caetano Veloso) – Marina Machado e Orquestra
* “San Vicente” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos) – Kadu Vianna e Orquestra
* “Fé Cega Faca Amolada” – Suite (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos) – Todos e Orquestra



18h30: Apresentação de Milton Nascimento e Banda {Wilson Lopes (guitarra e violões), Lincoln Cheib (bateria), Kiko Continentino (teclados), Gastão Villeroy (baixo), Widor Santiago (sopros), Marco Lobo (percussão)}

Convidados especiais:
Wayne Shorter (sopros) e Ron Carter (baixo)

IV – Mesa Redonda: “Bossa Nova e Jazz: uma delicada dependência”
Local: Teatro do Centro de Convenções de Ouro Preto – Parque Metalúrgico
Data: sábado, dia 13 de setembro
Horário: 11h às 13h

Participantes:
Zuza Homem de Mello, Luiz Orlando Carneiro, Roberto Muggiati, John McDonough (DownBeat Magazine) e Mark Holston (Jazziz Magazine)

V – Oficinas:
Jazz & Cinema – Cinema & Jazz (ministrada por Ricardo Soneto – Ricardo de Oliveira Santos, especialista em Jazz e Artes Narrativas)
O curso do Jazz & Cinema – Cinema & Jazz pretende explorar todos os aspectos desses encontros. O curso também pretende ensinar uma forma original de apreciar esse gênero musical, através de imagens, e também possibilitar uma reflexão única sobre o poder do cinema para a preservação e invenção. Um curso para olhos e ouvidos atentos.

Aulas:
- A primeira aula representará os filmes iniciais relacionando jazz e cinema. Também observará a produção de filmes para as máquinas de soundies; e exibirá os “cinescópios”, responsáveis por alguns dos melhores registros da história do gênero;
- A segunda aula discutirá as cine-biografias, documentários e formatos diversos, como cartoons, por exemplo;
- E, finalmente, a terceira será dedicada às trilhas sonoras jazzísticas;
Obs: Cada aula terá a duração de duas horas e meia, com intervalo de dez minutos.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE OURO PRETO - TUDO É JAZZ
ONDE: OURO PRETO – MINAS GERAIS
QUANDO: DE 11 A 14 DE SETEMBRO (QUINTA A SEXTA-FEIRA)
INGRESSOS À VENDA A PARTIR DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2008
VALORES DOS INGRESSOS PARA PARQUE METALÚRGICO (PALCO PRINCIPAL – 4 ATRAÇÕES POR DIA)
MEIA ENTRADA: R$80,00 POR DIA
INTEIRA: R$160,00 POR DIA
PASSAPORTE PARA OS 3 DIAS
MEIA ENTRADA: R$190,00
INTEIRA: R$380,00
AGÊNCIA OFICIAL DE TURISMO DO FESTIVAL:
ELLO TURISMO
AV. GETÚLIO VARGAS, 874 CONJ. 1106
SAVASSI – 30112-020 – BELO HORIZONTE – MG
FONE: (31) 2129-0029 / FAX: (31) 3262-2928
PAULO@ELLOTURISMO.COM.BR

Nenhum comentário: