No disco, artista mostra seus conhecimentos como músico, compositor, arranjador e produtor. O multinstrumentista continua no Cálix
De carreira já consolidada como membro da banda Cálix – que há doze anos percorre o país inteiro com seu rock progressivo -, Renato Savassi acaba de assumir um trabalho paralelo, em carreira solo mas sem abandonar seu grupo. Com os músicos do Cálix – considerada uma das bandas independentes mais importantes do País – Renato Savassi tem atuação mais que conhecida. Além de sua infância e juventude sempre ladeadas pelo universo musical – Renato começou a estudar música aos 9 anos -, foi durante os vários shows que a banda executou e executa que Renato Savassi foi se esmerando musicalmente e, destino certo, acabou atingindo nível considerável. Renato toca flauta, gaita, clarinete, sax, bandolim, violão, percussão e atua ainda em programações eletrônicas. O multinstrumentista também é compositor, arranjador e produtor musical.
A pesquisa musical aliada ao apuro técnico fizeram com que Renato sentisse um comichão, daqueles que só recaem sobre os mais criativos, que não se acomodam no trono da onisciência. Ele quis ir além, sem renegar nem diminuir todo um rico trabalho já feito com sua banda. “Eu senti a necessidade de me expressar mais livremente, e de fazer um trabalho diferente do que já venho fazendo com a banda”, ressalta o artista. Foi quando a veia de compositor pulsou mais forte e Renato se viu compondo inúmeras canções. Deu total espaço à sua verve e em seis meses de trabalhos chegou às onze canções que, reunidas neste cd, que será lançado neste dia 24, ganham o nome de “Trilhas Imaginárias”.
É que todas as canções ficaram tão autorais que caminham num mesmo sentido. Talvez o gosto pelo cinema somado ao conhecimento musical fizeram com que as músicas ficassem com jeito de trilha de cinema. Unindo uma nota na cabeça com um instrumento à mão, Renato também assume que tem afeição por trilhas de cinema. Ouvindo as faixas do trabalho solo de Renato, fica a impressão de que realmente um filme está passando em algum espaço do recinto. Fechando os olhos, as imagens fazem-se presentes, rico alimento para imaginação voar solta.
O objetivo do artista é que cada faixa leve o ouvinte a um local diferente, que a imaginação flua de forma a gerar histórias, sejam oníricas ou surreais. Como o fio condutor das tramas são sempre as tais trilhas imaginárias, o artista preenche o encarte do cd com as histórias imaginadas por ele enquanto compunha as canções. Para quem não tem suas próprias histórias, aonde inspirar-se não vai faltar.
Histórias como na primeira faixa, chamada “Mineração”, em que Renato pensa em trabalho, labuta pesada, aquela que esmaga, que cansa. Um violoncelo entra e rasga a canção, somado ao oboé e flauta – presença constante no trabalho do músico. Aliás, a execução da flauta de Renato Savassi nunca foge do oportuno. Quando quer, ganha espaço de destaque e merece louvor em sua magnitude. Por outro lado, enche-se de humildade em alguns momentos e deixa o púpito, dividindo atenções de forma ecumênica, simpática e melodiosa com demais instrumentos, tais como oboé e clarinete. Ao todo, “Trilhas Imaginárias” é um trabalho generoso e bem amarrado.
Sem medo da palavra já gasta, Renato Savassi usa o lirismo a seu favor, sem soar “mais do mesmo”. Sem o recurso do vocal, o instrumental precisa ainda de mais cuidado e afinco, percurso que Renato caminha e busca há mais de quinze anos.
Nota-se uma preocupação em rechear cada faixa do disco com certa referência, sempre tendo a atenção para evitar que o conjunto fique sujo, confuso. Sua proximidade com a música do Oriente fica
clara em faixas como “Jazz do Oriente” e “Mantra”. Em outras ocasiões, seu trabalho consegue elevar o apetite musical, gerando curiosidade em saber como a faixa vai se desenvolver, como nas faixas “Dia de sol” e “Reflexões de um guerreiro”. Esta última que traz um inegável aporte épico, digno dos filmes que tratam das grandes lutas.
O cd consegue, ainda, trazer a tristeza em tom melancólico em algumas faixas, quando não aliadas ao sentimento saudosista. Impressiona o recurso de fazer com que certo tom exerça no ouvinte determinada sensação, como em “Épico de ninar”, faixa que remonta aos tempos pueris, usando de uma suavidade que embala o mais árido dos homens. Ou ainda em “Tristesse”, faixa que ambienta-se em palco soturno e embargado, remetendo à intensa quietude. Por fim, em vários momentos Renato Savassi tira de seus instrumentos um poder jazzístico, com floreios na medida em que não deixam arestas nem delongas.
Apesar da fruição em vários instrumentos, Renato Savassi tem se dedicado com mais afinco aos instrumentos de sopro. Antes de mais nada, considera-se flautista. E tal afirmação faz-se notória neste trabalho do artista, já que a flauta embala todo o disco.
A firmeza e solidez deste lançamento de Renato Savassi também foi possível graças aos arranjos e co-produção de Rodrigo Garcia. Destaque também merece a rica companhia de músicos amigos do artista, que irão participar do lançamento de seu cd, ocasião de grande congraçamento musical. São eles: Lúcia Ferraz (Amaranto), Paulo Santos (Uakti), Esdra "Neném" Ferreira, Alexandre Barros e Eliseu Barros (OSEMG), Pedro Aristides e Paulo Márcio (Skank), Guilherme Rancanti, Titi Godoy, além dos demais integrantes da banda Cálix.
Esses nomes de peso estarão no próximo domingo [24/8], às 19 hrs, para, juntos com Renato Savassi, lançarem todas essas trilhas no palco do Teatro Sesiminas.
SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “TRILHAS IMAGINÁRIAS”
TEATRO SESIMINAS
RUA PADRE MARINHO, 60 – SANTA EFIGÊNIA
DIA: 24 DE AGOSTO, DOMINGO PRÓXIMO
HORÁRIO: 19 HORAS
INGRESSOS À VENDA NA BILHETERIA DO TEATRO
VALOR: R$15,00 INTEIRA; R$7,50 MEIA-ENTRADA
NA COMPRA DE UM INGRESSO, GANHE UM CD
INFORMAÇÕES: 31 3241 7181
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boa tarde.
Eu comprei o ingresso para este show que também dava direito a um cd. Só que naquele dia o cantor pediu desculpes pelo atraso na entrega e ainda não o peguei.
Como faço para conseguir o cd do Renato Savassi, o Trilhas Imaginárias?
Eu ainda tenho o vale CD que ele distribuiu na entrada do show.
Grato.
haroldok
hkclebicar@yahoo.com
Postar um comentário