domingo, 24 de agosto de 2008

“ANDARILHO”, DE CAO GUIMARÃES, ESTRÉIA EM BELO HORIZONTE NO PRÓXIMO DIA 29 DE AGOSTO

Produção selecionada e premiada nos principais festivais de cinema mundiais, com distribuição da Usina Digital, estréia no Usina Unibanco de Cinema. No dia 12 de setembro entra em cartaz no CineSESC em São Paulo; em seguida segue para o Rio de Janeiro

ANDARILHO
é o quinto longa-metragem do cineasta e artista plástico Cao Guimarães, e o segundo de sua trilogia da solidão, iniciada com ‘A Alma do Osso’ (2004). O filme, em seus 80 minutos de duração, aborda a relação entre o caminhar e o pensar a partir das trajetórias de três andarilhos solitários em estradas do nordeste de Minas Gerais.

Em seu vagar constante, Valdemar, Nercino e Paulão estabelecem pontos de vista peculiares sobre a existência. Sem destinos definidos, suas vidas passam a ter por objetivo a própria transitoriedade. Os três personagens, complementares entre si, mesclam-se ao movimento dos sons e objetos que não se fixam, constituindo uma narrativa que propõe a reflexão sobre a vida como lugar de passagem.

Nascido em 1965, Cao Guimarães vive e trabalha em Belo Horizonte. Iniciou sua carreira como artista plástico e exibe seus trabalhos em diferentes museus e galerias do mundo desde o final dos anos 80. Estreou como cineasta em 1998 e vem produzindo, desde então, uma filmografia com referências estéticas híbridas. Seus filmes, dentre os quais se destacam “O Fim do Sem Fim” (2001), “A Alma do Osso” (2004), “Da

Janela do meu Quarto” (2004) e “Acidente” (2006), já participaram de diversos festivais, como Cannes, Sundance, Roterdã e Locarno, tendo sido premiados em alguns deles.

ANDARILHO foi rodado em high definition video (HDV) por equipe reduzida, nas rodovias federais BR-251, BR-135 e BR-122, semi-árido mineiro. O filme valeu-se de uma parceria estabelecida há muitos anos entre o diretor, o produtor Beto Magalhães, o assistente de produção Gibi Cardoso e os músicos que integram O Grivo, responsáveis pela captação de som direto, montagem e concepção sonora.

A produtora Cinco em Ponto realizou ANDARILHO com recursos do Programa Filme em Minas – promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

SINOPSE CURTA:

Três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas em estradas do nordeste de Minas Gerais. Um filme sobre a relação entre o caminhar e o pensar, em que o constante movimento das coisas transitórias apresenta a vida como um lugar de mera passagem.

SINOPSE LONGA:

Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada qual à sua maneira, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório. “Andarilho” é o segundo filme da trilogia da solidão de Cao Guimarães e trata da relação entre o caminhar e o pensar. A partir do constante movimento de sons e imagens, propõe uma reflexão sobre a vida como lugar de mera passagem.

FESTIVAIS

FILME CONVIDADO (pré-estréia)
Abertura 27a Bienal de São Paulo. Cine Bombril, São Paulo, 2006.

Seleção Oficial - Mostra Competitiva "Orizonti"do 64o. Festival de Veneza - World Premiere ( Agosto de 2007 )

Seleção Oficial CPH : DOX - Copenhagen Int Documentary Film Festival -
(Novembro de 2007)”

Festival Do RIO 2007 (Set/Out de 2007)

Seleção Oficial do 11o. FORUMDOC.BH.2007 ( Nov/Dez de 2007)

Seleção oficial do 37o. Festival internacional de Cinema de Rotterdam - Mostra "Sturm und Drang" (Janeiro 2008)

Seleção Oficial do 5FICCO - Festival Internacional de Cine Contemporáneo de la Ciudad de México (Fev/ Mar 2008)

Seleção Oficial do 25th Miami International Film Festival - (Fev/Mar 2008)

Seleção Oficial do 9th Las Palmas de Gran Canaria International Film Festival –
(Fev/Mar 2008).

Era New Horizons – International Film Festival (Julho 2008) - Poland

Prêmios:
Melhor Direção de Documentário Festival do Rio de Janeiro – (2007)
Melhor Filme da Mostra Competitiva Nacional - 11o. FORUMDOC.BH.2007
Golden Lady Harimaguada - Melhor filme (Juri oficial) Las Palmas de Gran Canaria International. Film Festival – 2008


DIRETOR


Cao Guimarães, cineasta e artista plástico, nasceu em 1965 em Belo Horizonte, Brasil, onde vive e trabalha. Estudou filosofia na UFMG e na Westminster University of London cursou o Master of Arts In Photographic Studies.

Desde o fim dos anos 80, exibe seus trabalhos em diferentes museus e galerias como Tate Modern, Guggenhein Museum, CAB- Centro de Arte de Burgos, Gasworks, Frankfurten Kunstverein, Studio Guenzano, Galeria La Caja Negra e Galeria Nara Roesler. Participou de bienais como a XXV e XXVII Bienal Internacional de São Paulo e Insite Biennial 2005 (San Diego/Tijuana). Alguns de seus trabalhos foram adquiridos por coleções como Fondation Cartier Pour L’art Contemporain, Tate Modern, Walker Art Center, Guggenheim Museum, Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outros.

Seus filmes já participaram de diversos festivais e foram premiados em vários deles: Festival de Locarno (2004 e 2006), Sundance Film Festival (2007), Festival de Cannes (2005), Rotterdam International Film Festival (2005 e 2007), Festival Cinema du Réel (2005), Festival Internacional de Documentários de Amsterdam – IDFA (2004), Festival É Tudo Verdade (2001, 2004 e 2005), Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2004 e 2006), Festival do Rio (2001, 2004, 2005, 2006), etc.

FICHA TÉCNICA
Duração: 80 minutos
Ano de Produção: 2007
Formato de Exibição: 35mm
Formato de Captação: HDV
Empresa Produtora: Cinco em Ponto
Direção de Produção e Produção Executiva: Beto Magalhães
Assistente de Produção: Gibi Cardoso
Personagens: Gaúcho, Nercino e Paulão
Pesquisa de Personagem: Pedro Motta, Gibi Cardoso e Beto Magalhães
Arte: Hardy Design
Assistente de Edição: Aline X.
Assistente de Fotografia: Alexandre Baxter
Trilha Sonora Original: O Grivo
Som Direto: O Grivo
Câmera: Cao Guimarães
Câmera Adicional: Beto Magalhães
Direção, Fotografia e edição: Cao Guimarães

ANDARILHO, DE CAO GUIMARÃES
ESTRÉIA NO USINA UNIBANCO DE CINEMA
DIA 29 DE AGOSTO
RUA AIMORÉS, 2424, LOURDES

Nenhum comentário: