segunda-feira, 25 de agosto de 2008

LEI ANTECEDE AS DISCUSSÕES DA I BIENAL INTERNACIONAL DE GRAFFITI

Faltando pouco mais de uma semana para o início da I Bienal Internacional de Graffiti o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira 20 de agosto, o projeto de lei (PL n° 706) de 2007 que trata da descriminalização do graffiti. O novo texto faz uma diferenciação entre "pichação", que passa a ser entendida como uma ação ilegal e criminosa que degrada o patrimônio público e privado e o graffiti, que tem como objetivo a valorização do patrimônio público e privado mediante a manifestação artística sob o consentimento de seus proprietários.

A aprovação da lei veio bem a calhar num momento em que a reflexão sobre o papel do graffiti na sociedade como meio integrador, o graffiti enquanto arte e espelho das relações contemporâneas estará mais do que nunca na pauta das discussões. Para o idealizador da Bienal, o artista plástico Rui Santana, “A aprovação dessa lei é muito importante para a valorização do graffiti enquanto arte mas, uma ação publica desse gênero deve ser discutida amplamente para realmente ser posta em pratica. Acredito que a Bienal será exatamente o palco onde serão colocadas todas as idéias dos artistas que estão envolvidos diretamente com o graffiti.”

A Bienal pretende promover discussões, refletir sobre o espaço da arte na contemporaneidade e formar novos talentos. A I Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte (BIG – BH), acontecerá entre os dias 30 de Agosto e 07 de Setembro, na Serraria Souza Pinto.

1ª BIENAL INTERNACIONAL DE GRAFFITI DE BELO HORIZONTE
30 DE AGOSTO A 7 DE SETEMBRO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 09H00 ÀS 24H00
SERRARIA SOUZA PINTO
AV. ASSIS CHATEAUBRIAND, 809, FLORESTA
ENTRADA FRANCA
WWW.BIGBH.COM.BR

Nenhum comentário: