quinta-feira, 16 de abril de 2009

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS ABRE O ANO DA FRANÇA NO BRASIL


Concerto conta também com apresentações de Bibi Ferreira e orquestra de fanfarra da França

O intercâmbio cultural entre Brasil e França ganha forças com o início do Ano da França no Brasil. O projeto acontece em reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005. A cidade de Ouro Preto foi escolhida para receber a abertura do evento, que conta com a participação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, executando o Hino Nacional Brasileiro. A Orquestra divide o palco com o grupo Fanfarre Du Nord-Pas de Calais, fanfarra da cidade de Lille, que irá executar a obra A Marselhesa. Juntas, executam Bolero, de Maurice Ravel. O evento traz ainda a participação de Bibi Ferreira que, com sua forte presença e voz, canta algumas obras do repertório de Edith Piaf. A apresentação acontece no dia 20 de abril, às 19h, com regência do maestro Fabio Costa.


É a primeira vez que a Filarmônica divide o palco com uma fanfarra. O objetivo deste projeto é permitir uma formação francesa e uma formação brasileira para a troca de um patrimônio: a música popular. Para Diomar Silveira, presidente do ICOS [Instituto Cultural Orquestra Sinfônica], “trata-se de oportunidade única para que duas grandes orquestras possam juntar forças” [...]. Ao todo, serão 120 músicos que darão à execução das obras grande impacto, trazendo brilho ainda maior à cerimônia de abertura. Um palco de 400 metros quadrados irá receber os músicos de ambas orquestras, compondo um conjunto musical de invejável excelência.
Maestro Fabio Costa regendo a Filarmônica

De início, a Filarmônica abre os trabalhos tocando o Hino Nacional Brasileiro. Logo após, a Fanfarra de Lille executa o Hino Nacional Francês. Bibi Ferreira entra no palco entoando músicas de Piaf, ícone da música francesa. Para finalizar a apresentação, as orquestras tocam juntas a obra Bolero, de Ravel.



A FANFARRA

A Fanfare Du Nord-Pas de Calais é um grupo musical de Montigny en Gohelle, pequena cidade próxima a Lille, capital da região Nord-Pas de Calais – uma das 26 regiões administrativas da França. Composto por 55 músicos, o grupo também é conhecido como Orquestre D´Harmonie. Em 2004 foi condecorado com a medalha de honra local – Legion D´Honneur -, conferida àqueles que se destacaram por sua excelência artística.

FABIO COSTA

Fabio Costa, um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, ocupa o cargo de regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras. Nos EUA, foi Maestro Associado da Sinfônica de Spokane e Diretor de Orquestras da Eastern Washington University, quando regeu mais de 80 concertos para um público de mais de 70 mil pessoas.


A ORQUESTRA

Em pouco mais de um ano de existência, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais já entrou para o panteão das melhores orquestras do Brasil, tendo como diretor musical e regente titular o renomado maestro Fabio Mechetti. Ao lado de Mechetti, seu maestro assistente, Fabio Costa, um dos regentes consagrados de sua geração. Ao todo, 85 músicos compõem a Filarmônica, já considerada por especialistas uma das melhores orquestras brasileiras.

O público superior a 60 mil pessoas em 2008 confirma o interesse da população em conhecer e presenciar os concertos de uma orquestra profissional que busca a qualidade de programação e execução da música sinfônica.

SERVIÇO:
Abertura do Ano da França no Brasil
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Fanfare Du Nord-Pas de Calais e Bibi Ferreira
Regente: Fabio Costa
Data: 20 de abril, às 19h
Praça da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
Rua Diogo Vasconcelos, 122 – Ouro Preto
Entrada franca

Mais informações sobre a Orquestra Filarmônica: filarmonica.art.br

Obrigado pela atenção. Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com Noir Comunicação Total: (31) 3297-1013 / 3297-1014 / 9612-7229 ou através dos e-mails: noir@noir.com.br e noir@seven.com.br. Acesse o site: http://www.noir.com.br/


Ângela Azevedo Flávia Mayer Ludmila Azevedo Rafael Rocha

(31) 9114-7229 (31) 9704-5023 (31) 9967-9753 (31) 8628-6062

Nenhum comentário: