quinta-feira, 30 de abril de 2009

GRUPO DE BRASÓPOLIS RESGATA PRÁTICA DO TEATRO DE BONECOS NO INTERIOR


Grupo mineiro de elaboração e manipulação de bonecos gigantes percorre cidades do sudeste brasileiro com apresentando desfiles e ministrando oficinas

Da cidade de Brasópolis – a 453 km de BH – surge um grupo de bonequeiros, liderado por Gustavo Noronha, entusiastas da arte de manipulação de bonecos. A vontade de usar seus conhecimentos adquiridos na época em que fazia parte do Giramundo e repassá-los aos jovens e crianças interessados nesta atividade foi fundamental para que Noronha desse o pontapé inicial para a criação do grupo Bonecos Gigantes de Brasópolis. Assim, desde 2001 a trupe se apresenta em diversas cidades do interior do sudeste brasileiro, levando seu desfile de bonecos recheado de marchinhas antigas e ministrando oficinas de elaboração e manipulação dos bonecos gigantes. Ainda, promove divulgação e resgate do teatro de bonecos e revive a figura do folião – aquele que se fantasia para pular o carnaval. Por fim, é grande a contribuição na inovação das manifestações populares por meio de uma linguagem cênica dinâmica e criativa.

São Gonçalo do Sapucaí é a próxima cidade a receber a apresentação dos Bonecos Gigantes de Brasópolis. No feriado do dia 1º de maio, próxima sexta-feira, a cidade será palco para o desfile dos bonecos, que começa às 15h, saindo da Praça Largo do Rosário. A oficina de bonecos acontece no mesmo local e horário. Ambos com entrada franca.

As próximas apresentações do grupo acontecem em Bom Sucesso [03/maio] e Poços de Caldas [06/maio].

BONEQUEIROS PELO INTERIOR

Toda cidade de pequeno e médio porte tem sua praça principal, geralmente situada no centro. É ali que acontecem os maiores eventos, local de encontro da turma, ponto de congraçamento. É também nessas praças que os Bonecos Gigantes de Brasópolis têm dado largada ao animado desfile. Assim que os bonecos enfileiram-se e começam a andar pelas ruas da cidade, a alegria contamina os presentes, geralmente uma mescla de avós, pais e filhos. Trata-se de proveitosa oportunidade de diversão e aprendizado, já que também existe a possibilidade de participação em oficina pedagógica ministrada por integrantes do grupo.

A movimentação que o grupo causa por onde passa faz notar que a manipulação de bonecos promove certa magia no imaginário das pessoas, independente da idade, gênero ou classe social. Além disso, como a oferta de eventos culturais nessas cidades de pequeno e médio porte nem sempre é satisfatória, a existência dos Bonecos Gigantes de Brasópolis vem sanar tal carência. Os enormes bonecos ganham as ruas das cidades e desfilam diante da população que ocupam sacadas, janelas e varandas. Ao fundo, a folia se completa com o som das marchinhas que marcam o compasso de quem acompanha o cortejo. Mas a festa não termina no desfile. O grupo também comanda, nas cidades por onde passa, uma oficina de arte-educação. Um pedagogo ensina a crianças e educadores como reutilizar materiais recicláveis e como confeccionar os bonecos de sucata, chamados de “sucanecos”.

Materiais inanimados ganham vida nas mãos do grupo Bonecos Gigantes de Brasópolis [BGB]. Ao todo são 25 bonecos, com até 3,5 metros de altura, divididos entre figuras que representam homens, mulheres, anônimos e até personalidades, como o jogador Ronaldinho Gaúcho e a modelo Gisele Bündchen.

A oficina de construção dos bonecos é composta por 25 adolescentes da comunidade de Brasópolis. A participação desses jovens é essencial para o Bonecos Gigantes, pois além de confeccioná-los, são eles quem os manipulam e divulgam o grupo nos municípios próximos da região. A vontade de fazer parte do grupo é tão grande que o grupo recebe a ajuda de vários voluntários. Em 2004 ficou decidido que a cada ano os bonecos receberiam dois novos companheiros. Assim, meses antes do carnaval, a equipe se prepara para confeccionar os novos “integrantes” que se juntam à folia.

O que começou como uma farra, hoje virou profissão. Os jovens que no início do grupo queriam apenas se divertir no carnaval, viram no Bonecos Gigantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Depois da participação dos BGB no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de BH, eles entenderam a dimensão do universo do teatro de animação”, conta Gustavo Noronha, fundador do grupo. Foi assim que surgiu a Associação Oficina Roda Terra, que gere projetos e o Programa de Capacitação em Teatro de Animação para formar manipuladores e conscientizar o público. “Os desfiles estão mais teatrais hoje. Existe uma coreografia e cada manipulador se esforça para representar seu personagem”, completa Gustavo.

Entre setembro de 2008 e agosto de 2009, o Bonecos Gigantes de Brasópolis irá percorrer cerca de cinquenta cidades do sudeste brasileiro, contando com o patrocínio da Petrobrás Cultural e do Ministério da Cultura.

ASSOCIAÇÃO OFICINA RODA TERRA

Surge em 2004 com os integrantes dos Bonecos Gigantes de Brasópolis com finalidade de gerir projetos e atividades culturais que buscassem o desenvolvimento humano e artístico do indivíduo e da comunidade, bem como atender as faixas mais carentes. Hoje conta com um projeto em plena atividade, os Bonecos Gigantes de Brasópolis, que participa de eventos beneficentes e populares da região, busca a profissionalização de seus integrantes e auto-suficiência financeira com parcerias com todos os setores da esfera social. Com recente sede alugada, os BGB ganharam casa e a cidade um futuro espaço cultural, o ECORT, Espaço Cultural da Oficina Roda Terra, gerido pela “Associação Oficina Roda Terra”, que após reforma e contratação dos profissionais abrigará exposições, espetáculos, eventos sociais e atividades de arte e educação para os diversos setores e a preços compatíveis com a realidade da população, capacitando pessoas da região, permitindo o intercâmbio de profissionais e gerando renda. Tem como futuros projetos o “Na Linha do trem”, caminhada para localizar, registrar, catalogar, avaliar e propor soluções por meio de exposições de fotos, textos e projetos das potencialidades culturais, ambientais e artísticas do antigo trajeto da linha de trem; a formação de bateria dos BGB através de aquisição de instrumentos novos e reciclados (latas, latões e panelas) e composição de novas músicas tendo cada boneco como tema, culminando na gravação de CD e DVD; filmagem e fotos do curta “Onde está o Rei”, filme digital e livro infantil, cujos personagens são interpretados pelos bonecos gigantes, tendo diversas localidades do município como set de filmagem; projeto Memória, com gravações de diversos “anciões” da cidade e região e exposição de fotos comparativas “Do antes ao Depois”. Todos os futuros projetos já estão sendo analisados pela diretoria da “Associação Oficina Roda Terra” e estão em fase de elaboração e captação.

Conheça mais sobre o grupo em http://www.oficinarodaterra.blogspot.com/.

Nenhum comentário: