quinta-feira, 16 de abril de 2009

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

Juiz de Fora, Cataguases e Barbacena são as primeiras cidades a receberem os concertos.

Para divulgar a música sinfônica de forma plena por todas as regiões do Estado, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza a primeira turnê da temporada 2009 com apresentações na região da Zona da Mata. A cidade de Juiz de Fora será a primeira a receber a Orquestra, no dia 16 de abril. Em seguida os músicos partem para Cataguases, onde acontece apresentação no dia 17. No dia seguinte, encerrando a turnê, a Filarmônica chega a Barbacena apresentando seu repertório. Os três concertos têm regência do maestro Fabio Costa, regente assistente da Filarmônica.

O repertório dos três concertos apresenta peças de Carlos Gomes, Borodin, Mozart e Rimsky-Korsakov, nomes consagrados na música de concerto que, em épocas, países e intensidades distintas, entraram para a história com suas composições.

Em Juiz de Fora, o concerto acontece no Cine-Theatro Central. A cidade de Cataguases recebe os músicos na Matriz de Santa Rita. Por fim, o Colégio Imaculada Conceição serve de palco para a apresentação da Orquestra em Barbacena.

A ORQUESTRA

Desde a sua criação, em fevereiro de 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta excelência artística e vigorosa programação. Sob regência do maestro Fabio Mechetti – reconhecido pelo trabalho à frente de grandes orquestras dos EUA, Europa e Ásia –, instrumentistas mineiros se juntaram a músicos de diversas partes do Brasil e do mundo para construir, em Minas, uma Orquestra que se pauta pelo rigor e excelência artísticos e por apresentar ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo.
Neste ano, a Filarmônica já recebeu convidados de extremo gabarito no mundo musical, tais como o pianista norte-americano Terrence Wilson – que se apresentou pela primeira no Brasil –, o violoncelista Márcio Carneiro ao lado do regente convidado Ira Levin e a soprano Eliane Coelho, cantora lírica de reconhecimento mundial.

FABIO COSTA
Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, Fabio Costa é maestro assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outras. Nos EUA, em 2000 e 2003, foi Maestro Associado da Sinfônica de Spokane e Diretor de Orquestras da Eastern Washington University, quando regeu mais de 80 concertos para um público de mais de 70 mil pessoas.
Fabio Costa recebeu seu treinamento em regência orquestral e correpetição pela prestigiosa Academia de Música de Viena. Entre produções de ópera dirigidas, destaca-se no Brasil uma elogiada produção de “Fosca” em 2006, no Teatro Amazonas de Manaus. Como compositor, Fabio Costa possui uma extensa obra e recentemente venceu o II Concurso Cláudio Santoro de Composição Musical, da Academia Brasileira de Música, com a obra "Salmo da Terra".
O REPERTÓRIO

ANTÔNIO CARLOS GOMES [1836-1896]

O mais importante operista brasileiro do estilo romântico, ganhou destaque principalmente na Europa e teve sua obra marcada pelo espírito de brasilidade. Carlos Gomes nasceu em família humilde e teve a tragédia como presença constante no decorrer de sua vida. Ainda assim seu pai consegue formar uma banda, cujos membros são todos seus filhos. Carlos Gomes dividia seu tempo entre a música e a alfaiataria. Aos quinze anos já compunha valsas, quadrilhas e polcas; ainda moço, lecionava canto e piano. Foi grande estudioso de ópera e tornou-se amigo próximo de Pedro II. Após período de várias desilusões e desgostos – além de doente -, morreu num contexto de grande comoção nacional.

A ópera Maria Tudor foi executada pela primeira vez em março de 1879, no Teatro Alla Scala de Milão. A peça descreve a vida de Maria I, filha de Henrique VIII. Sexta peça operística do compositor, é considerada uma de suas mais perfeitas criações. Em paralelo, é também uma obra injustiçada e incompreendida pela crítica da época, que a recebeu de forma fria. Incrivelmente, sua execução inaugural foi um fracasso. Anos depois, chegou-se à conclusão de que se tratava de uma obra de grande sensibilidade artística.

ALEKSANDR BORODIN [1833-1887]

Graduado em Medicina, o compositor russo Borodin tinha especial apreço pela Química. Nas horas vagas estudava música, começando suas lições no estudo do piano ainda quando criança – é de sua autoria um dueto para piano, composto aos nove anos de idade. Poliglota desde pequeno, pode ser considerado um precoce auto-ditada. Escreveu vários tratados científicos e participou de grandes descobertas no mundo da ciência. Aos vinte e nove anos passa a se dedicar com mais frequência à música clássica. Morreu em decorrência do agravamento de uma cólera em 1887. Compôs inúmeras peças para piano, melodias, música de câmara, entre outros.

Danças Polovtsianas é parte da ópera Príncipe Igor, obra mais importante de todo seu repertório. Trabalhou nesta peça durante dezoito anos, deixando-a inconclusa devido ao seu falecimento. A obra foi terminada em 1890 por Nikolai Rimsky-Korsalov e Aleksandr Glazunov.

WOLGANG AMADEUS MOZART [1756-1791]

Nascido na Áustria e conhecido pelos seus dons prodigiosos – compunha desde os cinco anos de idade –, Mozart produziu a Sinfonia nº 36 especialmente para executá-la na cidade austríaca de Linz, no ano de 1783. É um exemplo de arte clássica, considerada também um monumento sinfônico. Não há quem questione o posto de gênio ocupado pelo compositor austríaco, presença inquestionável em qualquer lista dos maiores nomes da história universal da música sinfônica. De personalidade forte, Mozart era incansável na composição de suas peças. Durante toda sua vida foi considerado fenômeno. Aos doze anos já era considerado um compositor de qualidade fora do comum, com uma técnica própria de composição. Suas composições têm intensidade característica: momentos melancólicos e dramáticos distribuem-se com eloquência por suas linhas musicais.

Numa de suas várias viagens, Mozart foi recebido na cidade de Salzburgo em 1783 por seus familiares. No retorno a Viena, o músico visita um conde amigo na cidade de Linz, que lhe encomenda uma apresentação junto à orquestra local. Mozart decide, então, criar uma sinfonia especialmente para a ocasião. Em apenas três dias compõe a Sinfonia nº 36, peça sinfônica que comprova o quão irretocável é a obra do músico. Sua obra é extensa e lhe rendeu grande riqueza, porém, seu estilo desordenado de vida o levou à falência completa ao fim da vida. Faleceu pobre e com apenas trinta e cinco anos de idade.

NIKOLAY ANDREIEVICH RIMSKY-KORSAKOV [1844-1908]

De repertório extenso, Rimsky-Korsakov é de origem russa e usou fábulas e contos infantis para alimentar sua inspiração no ato de composição de suas peças musicais. O músico viveu em São Petersburgo e fez parte do Grupo dos Cinco, juntamente com Mily Balakirev [1837-1910], César Cui [1835-1918], Alexander Borodin [1833-1887] e Modest Mussorgsky [1839-1881]. Eram um grupo de jovens compositores nacionalistas que procuravam compor música com caráter especificamente russo. Rimsky-Korsakov foi responsável por recuperar, de maneira inovadora, a cultura tradicional russa e revolucionar a orquestração musical. Exímio compositor e orquestrador, foi também militar e professor. De família aristocrática, teve sua iniciação musical aos seis anos de idade. Morreu em 1908, em Lyubensk, aos 64 anos, devido a problemas no coração.

A peça Capriccio Espagnol foi composta em 1887 baseada em melodias espanholas. Composta originalmente para violino, posteriormente foi adaptada para execução orquestral com o objetivo de avivá-la melodicamente. Destaque para as técnicas apuradas e articuladas de percussão, mudanças de timbres e desenho melódico. É conhecida pelo brilhantismo quando executada por uma orquestra.

SERVIÇO:
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Turnê I
Regente: Fabio Costa
Entrada franca

JUIZ DE FORA:
Data: 16 de abril, às 20h
Local: Cine-Theatro Central [Praça João Pessoa, s/n°– Centro
CATAGUASES:
Data: 17 de abril, às 20h
Local: Matriz de Santa Rita [Praça Santa Rita, s/n° - Centro]

BARBACENA:
Data: 18 de abril, às 20h30Local: Colégio Imaculada Conceição [Av. Irmã Paula, 216 – São Sebastião]

Nenhum comentário: