quarta-feira, 15 de outubro de 2008

FRONTEIRA, DE RAFAEL CONDE, GANHA PRÊMIOS EM CURITIBA

Segundo longa do diretor mineiro vence duas categorias no 3ª edição do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino


No domingo último, 12 de Outubro, o longa-metragem “Fronteira”, de Rafael Conde, recebeu prêmio de melhor fotografia (Luís Abramo) e melhor atriz (Débora Gomez), disputando com fortes concorrentes, como Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins, e Feliz Natal, de Selton Mello. A premiação faz parte da 3ª edição do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino.

Com produção da Filmegraph e Camisa Listrada, o filme é uma adaptação do romance homônimo de Cornélio Penna, autor carioca cujo falecimento está completando 50 anos. “Fronteira” narra uma história de amor e mistério em um velho sobrado onde vive a jovem Maria (Débora Gomez), cuja fama de santidade ultrapassa as montanhas do interior de Minas Gerais. A chegada de dois novos personagens terá efeitos perturbadores sobre Maria Santa: um viajante (Alexandre Cioletti), com quem viverá uma intensa paixão, e Tia Emiliana (Berta Zemel), velha senhora empenhada em preparar o grande milagre. “Fronteira” tem estréia prevista para 14 de Novembro.

A terceira edição do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino foi realizada entre os dias 6 e 12 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer – MON, em Curitiba. Foram exibidos 11 longas-metragens (oito brasileiros, três argentinos) e 22 curtas-metragens, em competição. O Festival teve 242 filmes inscritos: 69 longas-metragens brasileiros (sendo 15 inéditos) e 173 curtas-metragens, além de 16 filmes latinos, entre curtas e longas.

Na cerimônia de encerramento realizada no Domingo, 12 de Outubro, “Fronteira” recebeu dois prêmios: Melhor Fotografia para Luís Abramo e Melhor Atriz para Débora Gomez. Além do Prêmio Araucária de Ouro, ambos receberão o valor de R$ 8.000,00 (Oito mil reais). O júri da competição de longa-metragem foi composto por Orlando Senna (presidente do júri), Alejandro Saderman, Antonio Pitanga, Maria do Rosário Caetano e Solange Stecz.

Confira abaixo os filmes de longa-metragem que estavam na competição do Festival:

Alucinados – Roberto Santucci - RJ
Encarnação do Demônio - José Mojica Marins - SP
Esse Homem Vai Morrer - Um Faroeste Caboclo - Emilio Gallo – DOC - RJ
Feliz Natal - Selton Mello - RJ
Mistéryos - Beto Carminatti e Pedro Merege - PR
O Aborto dos Outros - Carla Gallo – DOC - SP
O Grão - Petrus Cariry - CE
Fronteira – Rafael Conde – MG

Nenhum comentário: