sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CARNAVAL FORA DE ÉPOCA COM OS BONECOS GIGANTES DE BRASÓPOLIS

Grupo mineiro faz apresentações em várias cidades resgatando o antigo espírito do carnaval de rua

Materiais inanimados ganham vida nas mãos do grupo Bonecos Gigantes de Brasópolis (BGB). E, quando eles invadem a cidade, não há quem fique de fora da folia ao som das marchinhas. Ao todo são 25 personagens com cerca de quatro metros de altura. São bonecos para todos os gostos: homens, mulheres, anônimos e até personalidades, como Ronaldinho Gaúcho e uma modelo, que é a cara da top Gisele Bündchen.

A oficina de construção dos bonecos é composta por 25 adolescentes da comunidade de Brasópolis. A participação desses jovens é essencial para o Bonecos Gigantes, pois além de confeccioná-los, são eles quem os manipulam e divulgam o grupo nos municípios vizinhos. A vontade de fazer parte do grupo é tão grande que o grupo recebe a ajuda de vários voluntários. Em 2004 ficou decidido que a cada ano os bonecos receberiam dois novos companheiros. Assim, meses antes do carnaval, a equipe se prepara para confeccionar os novos “integrantes” que se juntam à folia.

A festa não pára no desfile. O grupo BGB também comanda, nas cidades por onde passa, uma oficina de arte-educação. Um pedagogo ensina a crianças e educadores como reutilizar materiais recicláveis e como confeccionar os “sucanecos”, bonecos de sucata.

Patrocinado pela Petrobrás Cultural e pelo Ministério da Cultura, o Bonecos Gigantes fará apresentações em várias cidades: Ouro Fino, Alfenas e Pouso Alto terão o desfile do BGB no mês de outubro, enquanto Itanhandu fará a festa em novembro.
O que começou como uma farra, hoje virou profissão. Os jovens que no início do grupo queriam apenas se divertir no carnaval, viram no Bonecos Gigantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Depois da participação dos BGB no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de BH, eles entenderam a dimensão do universo do teatro de animação”, conta Gustavo Noronha, fundador do grupo. Foi assim que surgiu a Associação Oficina Roda Terra. Ela gere os projetos e o Programa de Capacitação em Teatro de Animação para formar manipuladores e conscientizar o público. “Os desfiles estão mais teatrais hoje existe uma coreografia e cada manipulador se esforça para representar seu personagem”, completa Gustavo.

Como surgiram os bonecos

No carnaval de 2001, Gustavo Noronha, ex-integrante do Giramundo Teatro de Bonecos, criou com amigos quatro bonecos: um caipira, um torcedor, um mosqueteiro e um dragão, que media 15 metros de comprimento. Os bonecos encantaram a cidade e, desde então, o carnaval da Brasópolis passou a ter uma festa especial: pessoas fantasiadas desfilam junto aos bonecos ao som de marchinhas.

Confira a agenda de apresentação:

12 de outubro - Ouro Fino
Desfile às 14 h, nua Guarda Mor Lustosa
Oficina Pedagógica, às 14h

15 de outubro - Alfenas
Desfile 9h, na Praça Getúlio Vargas, centro
Oficina Pedagógica 13h, na Praça dr. Emílio, Centro Vivencial

19 de outubro - Pouso Alto
Desfile às 8h30, na Praça José Capistrano de Paiva
Oficina Pedagógica, às 8h30

15 de novembro - Itanhandu
Desfile 15 h, Praça Prefeito Amador Guedes, centro
Oficina Pedagógica – Tenda Itanhanduzinhos

Nenhum comentário: