quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CAMANDUCAIA RECEBE OS BONECOS GIGANTES DE BRASÓPOLIS


Grupo mineiro de elaboração e manipulação de bonecos se apresenta no próximo domingo

Além das belas cachoeiras e grutas, a cidade de Camanducaia terá outro atrativo no próximo final de semana. No próximo domingo, dia 07 de Dezembro, a cidade recebe apresentação do grupo Bonecos Gigantes de Brasópolis.

A magia proporcionada pela manipulação de bonecos é algo que atinge em cheio o imaginário de filhos e pais, crianças e adultos, homens e mulheres. Moradores de cidades de pequeno e médio porte têm em seu cotidiano a falta de oferta de boas opções culturais. Somados os contextos, o grupo Bonecos Gigantes de Brasópolis foi criado com o objetivo de sanar tal carência e levar às cidades do interior a riqueza e alegria dos bonecos criados e manipulados por membros do grupo.

Com apresentações que invadem geralmente a praça principal das cidades interior afora, o Bonecos Gigantes de Brasópolis movimenta toda população que, interessadas em levar filhos e parentes para presenciar a apresentação dos bonecos, acabam também participando das oficinas que o grupo ministra por onde passa.

Os enormes bonecos ganham as ruas das cidades e desfilam diante da população que ocupam sacadas, janelas e varandas. Ao fundo, a folia se completa com o som das marchinhas que marcam o compasso de quem acompanha o cortejo. Materiais inanimados ganham vida nas mãos do grupo Bonecos Gigantes de Brasópolis (BGB). Ao todo são 25 bonecos que medem até 3,5 metros de altura. São bonecos de todos os tipos: homens, mulheres, anônimos e até personalidades, desde Ronaldinho Gaúcho até uma modelo que é a cara da top Gisele Bündchen.

A oficina de construção dos bonecos é composta por 25 adolescentes da comunidade de Brasópolis. A participação desses jovens é essencial para o Bonecos Gigantes, pois além de confeccioná-los, são eles quem os manipulam e divulgam o grupo nos municípios próximos da região. A vontade de fazer parte do grupo é tão grande que o grupo recebe a ajuda de vários voluntários. Em 2004 ficou decidido que a cada ano os bonecos receberiam dois novos companheiros. Assim, meses antes do carnaval, a equipe se prepara para confeccionar os novos “integrantes” que se juntam à folia.

A festa não pára no desfile. O grupo BGB também comanda, nas cidades por onde passa, uma oficina de arte-educação. Um pedagogo ensina a crianças e educadores como reutilizar materiais recicláveis e como confeccionar os “sucanecos”, bonecos de sucata.

Entre Setembro de 2008 e Agosto de 2009, o Bonecos Gigantes de Brasópolis irá percorrer cerca de cinqüenta cidades de vários estados do Brasil, contando com o patrocínio da Petrobrás Cultural e do Ministério da Cultura. Para agendamento de apresentações em sua cidade, basta entrar em contato.

O que começou como uma farra, hoje virou profissão. Os jovens que no início do grupo queriam apenas se divertir no carnaval, viram no Bonecos Gigantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Depois da participação dos BGB no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de BH, eles entenderam a dimensão do universo do teatro de animação”, conta Gustavo Noronha, fundador do grupo. Foi assim que surgiu a Associação Oficina Roda Terra. Ela gere os projetos e o Programa de Capacitação em Teatro de Animação para formar manipuladores e conscientizar o público. “Os desfiles estão mais teatrais hoje. Existe uma coreografia e cada manipulador se esforça para representar seu personagem”, completa Gustavo.

Como surgiram os bonecos

No carnaval de 2001, Gustavo Noronha, ex-integrante do Giramundo Teatro de Bonecos, reuniu com amigos e criou quatro bonecos: um caipira, um torcedor, um mosqueteiro e um dragão, que media quinze metros de comprimento. Os bonecos encantaram a cidade e, desde então, o carnaval da Brasópolis passou a ter uma festa especial: pessoas fantasiadas desfilam junto aos bonecos ao som de marchinhas.

O desfile dos Bonecos Gigantes de Brasópolis sai às 16h da Praça Central de Camanducaia. Antes disso, às 14h o grupo promove oficina pedagógica no mesmo local.

A próxima cidade a receber o grupo é Ipuíuna, no dia 12 de Dezembro.

Conheça mais sobre o grupo em http://www.oficinarodaterra.blogspot.com/.

Nenhum comentário: