quarta-feira, 9 de julho de 2008

DORINA FAZ SHOW EM HOMENAGEM A CLARA NUNES NO 21º INVERNO CULTURAL DA UFSJ

Sambista carioca, cujo trabalho tem sido muito aplaudido, reverencia a cantora em espetáculo preparado especialmente para o evento, que acontece entre 12 e 26 de julho

Toda a programação do 21° Inverno Cultural está com os olhos voltados para a homenageada do ano, a cantora mineira Clara Nunes. Um dos principais eventos que seguem essa linha de tributo é o show que a sambista carioca Dorina vai fazer no dia 24 de julho, às 22h, no Espaço Cultural Inverno Reciclo (tenda). Reconhecida como um dos principais nomes da nova leva de sambistas que emerge no cenário cultural brasileiro, Dorina chega a São João del-Rei com um roteiro especial que relembra os principais momentos da carreira de Clara. Sob direção de Túlio Feliciano – que já dirigiu shows de outros bambas, como Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, além ser grande admirador do trabalho de Clara –, o show vai trazer ao público sucessos eternizados na voz de Clara – entre eles “Morena de Angola”, “Canto das Três Raças” e “A Deusa dos Orixás”.

A convocação de Dorina para participar do festival vai muito além de ser ela uma diva do samba, assim como Clara Nunes. Críticos e personalidades do gênero, como Sérgio Cabral e Dona Ivone Lara, costumam afirmar que as duas cantoras dialogam em muitos sentidos: potência vocal, temáticas abordadas nas canções que interpretam, a evocação de uma brasilidade miscigenada. “Nós duas somos portelenses, cantamos samba...”, brinca Dorina, sobre as semelhanças com Clara Nunes. Mas ela reconhece: “Eu acho que as pessoas identificam pontos em comum em nós duas porque se tem uma coisa na Clara que eu admiro é a luta dela para mostrar esse Brasil mestiço em que vivemos, essa
nossa identidade cultural que é só nossa e que admite tudo: todas as raças, todas as cores, todos os ritmos, todas as formas. Essa característica da Clara é algo que realmente me influenciou e que eu perpetuo e quero levar comigo sempre”, explica Dorina, que também se confessa fã de Clara Nunes.

DORINA
Com cinco CDs independentes, lançados a partir de 1996, Dorina tem sido aplaudida por nomes de peso do samba, entre eles Carlinhos 7 Cordas e Zeca Pagodinho. Por seu primeiro disco “Eu Canto Samba”, levou o Prêmio Sharp-Cantora Revelação/96 de samba. Em 2004, lançou o álbum “Sambas de Almir”, em homenagem ao compositor Almir Guineto, e foi indicada ao Prêmio Tim na categoria Melhor Cantora de Samba. Radialista, atualmente está na rádio Nacional comandando o programa “Ponto do Samba”. Seu quinto cd, chama-se o “O Violão e o Samba". Dorina está na internet: www.dorinasamba.com.br e www.myspace.com/dorinasamba.
foto: Rucardo Paiva Casaes

Nenhum comentário: