segunda-feira, 31 de março de 2008

Galeria Carminha Macedo apresenta primeira exposição de Maria Nepomuceno em Belo Horizonte

Maria Nepomuceno abre o calendário de exposições da Galeria Carminha Macedo, no dia 5 de abril, sábado. A artista plástica participou de mostras coletivas em Milão (Itália) e Nova York (EUA). Na ocasião, chamou a atenção do The New York Times. A escultora já realizou mostras individuais na FUNARTE e na galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro.

A artista, de 32 anos, vive e trabalha no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, em 1976. Cursou Desenho Industrial na Faculdade da Cidade e Cenografia na Unirio; e realiza trabalhos autorais em vídeo, desenhos e esculturas. Pela primeira vez em Belo Horizonte, na Galeria Carminha Macedo, irá apresentar “Afetossíntese”. São esculturas que vêm sendo desenvolvidas desde 2003. As obras são feitas com cordas, contas coloridas, pérolas e objetos cotidianos que possam relacionar-se simbolicamente com a criação como a cerâmica.

Exposição de Maria Nepomuceno e participação na SP Arte são destaques da Galeria Carminha Macedo em abril

O mês de abril será intenso para a Galeria Carminha Macedo. No dia 5, sábado, será aberta a exposição “Afetossíntese”, de Maria Nepomuceno. A primeira da extensa programação de 2008 do espaço também marca a estréia da artista plástica carioca no circuito expositivo mineiro. Será apresentada uma série esculturas feitas com cordas, contas coloridas e objetos cotidianos. O trabalho em processo vem sendo criado desde 2003 e já chamou a atenção do The New York Times, na mostra coletiva da Galeria Daniel Reich, da qual Maria Nepomuceno participou em agosto de 2006.

Já entre os dias 24 e 27 do mesmo mês – quinta a domingo-, a Galeria Carminha Macedo participa da “SP Arte”, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. A feira reúne as principais vitrines da arte contemporânea no país e conta com algumas participações internacionais. São 67 no total.

Após a feira, será aberta no mês de maio coletiva com curadoria da crítica carioca Luisa Duarte reunindo artistas de todo o país. Com frescor e dinamismo, a Galeria apresenta uma forte programação para 2008 e 2009, e inaugura possibilidades de expressão que irão ampliar a visibilidade da produção local e nacional para o público. Estão saindo do forno os projetos Porão, focado na obra de artistas emergentes, vídeos e instalações e o Muro, para intervenções urbanas que dialoguem com a arquitetura do casarão dos anos 20, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Mais uma possibilidade para Belo Horizonte vivenciar o que há de melhor na produção artística brasileira.

Obrigado pela atenção. Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com Noir Comunicação Total: (31) 3297-1013 / 3297-1014 / 9612-7229 ou através dos e-mails: noir@noir.com.br e noir@seven.com.br. Acesse o site: www.noir.com.br

Ângela Azevedo Bárbara Prado Helga Campos Karol Borges
(31) 9114-7229 (31) 9192-1203 (31) 8632-4429 (31) 9764-6982

Ludmila Azevedo Rodrigo Soares Thalita Matta Machado
(31) 9967-9753 (31) 8886-8849 (31) 8876-0143

COM ESTILO E COM AFETO

Amie Amie abre as portas em Belo Horizonte, numa charmosa casa dos anos 40 inteiramente preservada. Além de roupas e acessórios de extremo bom gosto, loja das jovens empresárias Marcela Pinheiro de Araújo e Teresa Luciano contará com objetos de arte e de design que dialogam com a proposta do espaço

Amigas inseparáveis e de longa data, Marcela Pinheiro de Araújo e Teresa Luciano sempre compartilharam segredos, viagens, gostos e sonhos. Essas combinações tornaram-se essenciais para a criação da Amie Amie. O novo espaço, localizado no bairro de Lourdes, reúne moda, arte e design com toque singular da dupla.

A casa dos anos 40, uma construção residencial em estilo eclético, embora não seja tombada pelo patrimônio histórico, manteve suas características originais intactas, a pedido de Marcela e Teresa, no projeto de restauração assinado pela arquiteta Lúcia Candiotto. Paredes, lustres e vitrais respiram bom gosto desde os tempos que o lugar serviu como atelier de costura da família da estilista Zuzu Angel.

Revistas de moda nacionais e internacionais e inúmeras vitrines estiveram na rota das sócias da Amie Amie durante o trabalho de garimpagem para escolher as marcas que mais atendessem aos critérios que variaram da identidade à qualidade do produto. “Existem criações modernas e outras românticas nas araras, mas conseguimos criar uma unidade. Escolhemos tudo aquilo que caberia no nosso armário, que não fosse apenas uma tendência”, afirma Teresa Luciano que está cursando design de moda.

A Amie Amie aposta no universo ao redor da moda, que irá conviver com as roupas nas araras e acessórios nas prateleiras. “Fizemos uma pesquisa e constatamos que quem gosta de se vestir bem e se informa sobre o assunto também possui interesse por muitas áreas afins como o design, as artes plásticas e a fotografia”, conta Marcela Pinheiro de Araújo, que é publicitária.

Na loja haverá um Café, com rede wireless, livros e revistas, para os clientes colocarem em dia conversas e informações. Para completar o cenário, uma TV de plasma exibirá filmes e seriados. Maridos e namorados que costumam acompanhar as “intermináveis” compras de suas amadas, irão se sentir super confortáveis na Amie Amie.

Forma e Conteúdo

Entre as marcas selecionadas por Marcela e Teresa, há opções para diferentes gostos e bolsos. A básica Cesca, a descolada Dona Pink, a estilosa Emannuelle Junqueira, a internacional Fly London. Outros hits da Amie Amie são: Tarântula, da estilista Chiara Gadeleta Klajmic, Sta Violeta, Q-Guai, Anna Bolsas, Luiza Barcelos, Fuzze Cool, as “tricoteoiras” Cecília Prado e Boneca de lã, Zidi, Elisa Channan e Prints I Like, que desfilou como destaque na Casa de Criadores, em São Paulo.

Estarão expostas - e à venda - na loja gravuras do artista plástico Rogério Fernandes e cartões para colecionar de Ana Cunha. Marcela e Teresa pretendem, a curto e médio prazo, contatar outros artistas e, ainda, promover happenings bastante musicais nos lançamentos de coleções e nas datas especiais. Venha conhecer, curtir e vestir a Amie Amie.

AMIE AMIE
RUA ALVARENGA PEIXOTO 720, LOURDES
TELEFONE: (31) 2535-0853
FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 9H ÀS 19H E
SÁBADO, DAS 9H ÀS 13H

ESTACIONAMENTO COM MANOBRISTA

Obrigado pela atenção. Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com Noir Comunicação Total: (31) 3297-1013 / 3297-1014 / 9612-7229 ou através dos e-mails: noir@noir.com.br e noir@seven.com.br. Acesse o site: www.noir.com.br

Ângela Azevedo Bárbara Prado Helga Campos Karol Borges
(31) 9114-7229 (31) 9192-1203 (31) 8632-4429 (31) 9764-6982

Ludmila Azevedo Rodrigo Soares Thalita Matta Machado
(31) 9967-9753 (31) 8886-8849 (31) 8876-0143